quarta-feira, 14 de maio de 2014

TOLERÂNCIA NO TRÂNSITO

Tolerância
Como as pessoas não se reúnem no trânsito por afinidade, esse espaço coletivo é marcado pela coerência. Há todos os tipos de personalidades, representantes de todas as classes sociais. Para muitos condutores, o automóvel é uma extensão da casa. Quando se veem presos nos congestionamentos e, invariavelmente, atrasados, acabam fazendo do carro a cozinha, onde comem; o escritório, pois fazem anotações, telefonemas e reuniões pelos celulares; e o quarto, em que se penteiam e se maquiam e até se trocam.
 Os problemas de trânsito são causados por uma minoria, cujo comportamento, sob o ponto de vista psicológico, está quase sempre relacionado à dificuldade de lidar com as pressões. A insatisfação na vida profissional, familiar e afetiva costuma desestabilizar o cidadão. “Quando esses conflitos dominam o volante da vida da pessoa, acabam sendo levados para a direção do carro. Assim, ela tem desamor pela própria vida, e dificilmente terá amor pela vida do outro.”
A lentidão do trânsito, que provoca muito estresse, também é causadora de atitudes indelicadas. Para quem aprecia estatísticas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que 35% dos brasileiros apontam a rapidez como a principal característica de um bom transporte. Algo inverossímil nos dias atuais… Não adianta sair com antecedência para ter a garantia de poder cumprir os compromissos diários. Ao final, a frustração de não honrar todas as obrigações acaba aumentando o estresse, desperta a ira e pode levar à doença.
Na verdade, antes de entrar no carro, a pessoa precisa fazer escolhas para melhorar a sua vida. Isso implica em pequenas atitudes; deve começar a dizer “não”. É impossível ser gentil, dar a vez, ser paciente, cortês, seja no trânsito ou em qualquer lugar, quando se é pressionado, pulando de um compromisso para o outro, para poder cumprir prazos, com o tempo cada vez mais curto. Fica a sugestão: respeito ao próximo e temperança por todos os dias de 2013, 2014, 2015… Só assim, o trânsito será um local de cidadania e gentileza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário