quarta-feira, 14 de maio de 2014

Problemas de Relacionamento Humano no Trânsito

                             



 Um dos maiores desafios enfrentados hoje por grande parte da sociedade é a convivência no trânsito. Os conflitos existentes hoje neste meio se tornaram tão alarmantes que fez necessário um código de trânsito para tentar amenizá-los. Isto está ligado a uma série de fatores que com a própria convivência vai se tornando nítido, a exemplo disso é o grande inchaço automobilístico que se teve nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais possuindo meios de transportes individuais, e com tal inchaço a estrutura urbana não está apta a receber tantos veículos. E o que se tem diante disso é má relação das pessoas neste meio, onde estão presentes, o estresse, a pressa, ligada a falta de tempo, e o mais gritante de tudo, que é o individualismo.

  O ser humano está cada vez mais dotado de escolha própria, pensando somente em si, não enxergando aos que convivem a sua volta. No trânsito isso tem se refletido constantemente na forma com as pessoas se relacionam. O que poderia ser um espaço onde as pessoas pudessem trafegar livres e harmoniosamente, sejam motorizadas ou não sem invadir o espaço do outro, acaba tornando um local de rixas, de egoísmo e desrespeito. Um ambiente gerador de mortes, onde o direito de circular no transito que é de toda a coletividade passa a ser na mente de muitos, algo particular.


 Diante disso é possível observar que a convivência no trânsito também é algo preocupante na sociedade, tanto pelo fato do aumento de mortes, como a intolerância das pessoas que também cresce diariamente nesse meio. É necessário, portanto que haja uma boa política educacional de transito, onde possa ta mostrando aos indivíduos que as vias públicas são de todos e devem ser respeitadas, tanto pelos que se utilizam de meios de transportes como os pedestres, respeitando as faixas, os locais especiais para deficientes, e talvez estes utilizando daquilo que pode ser o grande amenizador de todos esses conflitos que é o dialogo, não dependendo apenas dos governantes para melhorar a infraestrutura de uma cidade, mas todos contribuindo do meio que possuem para amenizar os conflitos hoje existes no trânsito.
Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2000000100002&lng=pt&nrm=iso&tl

Nenhum comentário:

Postar um comentário